Proposta

O Plural busca os princípios básicos para construção de uma proposta pedagógica que vise a articulação entre os saberes locais dos sujeitos e a estruturação de Projetos Interdisciplinares que possibilitem o acesso ao conhecimento sistematizado, em cada uma das áreas, com vistas à aprendizagem significativa.

A proposta pedagógica da Educação Básica, expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola, prevê uma articulação no desenvolvimento do currículo, sobrepondo-se práticas políticas, administrativas, econômicas e pedagógicas levando em consideração “que o aluno já traz uma bagagem cultural.

Nessa perspectiva, o currículo é conteúdo cultural e cabe aos/às educadores/as estabelecer um projeto para que esta cultura escolarizada concretize-se de forma crítica e participativa junto aos sujeitos do processo, ficando evidente a necessidade de um trabalho docente coletivo, na busca da aprendizagem significativa de todos.

Além disso, entende-se que a participação dos pais, na formação de seus filhos, em parceria com a escola, seja de fundamental importância para a constituição de um comprometimento com o processo de aprendizagem.

Metodologia

No Ensino Fundamental e Médio, o Colégio utiliza a metodologia do Sistema Didático ETAPA, o qual oferece, uma programação completa, com profundidade, atualização e abrangência. Com o Sistema os alunos podem fazer suas escolhas sem restrições. Os professores recebem orientação, apoio e um material que traz tudo o que os mais exigentes vestibulares solicitam.

A escola, ao tornar-se parceira do Sistema ETAPA, torna-se parceira de uma história de sucessos e de excelentes resultados nos vestibulares. Uma educação forte e bem estruturada é a base na formação de cidadãos preparados e com condições adequadas para enfrentar as exigências crescentes do mundo em que vivemos.

Turmas

• 1º ano – alunos com 06 anos completos até 31 de março do ano corrente
  • 2º ano ou 1ª série
  • 3º ano ou 2ª série
  • 4º ano ou 3ª série
  • 5º ano ou 4ª série
  • 6º ano ou 5ª série
  • 7º ano ou 6ª série
  • 8º ano ou 7ª série
  • 9º ano ou 8ª série

Avaliação

A avaliação do ensino-aprendizagem está voltada tanto para o processo de ensino, como para o processo de construção do conhecimento, possibilitando o redimensionamento do planejamento e da prática pedagógica. Ela é feita de maneira contínua e acumulada ao longo de todo período letivo através de atividades como:

1. Prova, teste, arguição, trabalho m equipe, trabalho individual, análises e outros;
  2. Observação constante do aluno, levando em consideração, a atenção e o interesse, o senso de responsabilidade, a aplicação ao estudo, a pontualidade e assiduidade no cumprimento das tarefas escolares e participação dos trabalhos em classe;
  3. Outros processos dinâmicos dando-se liberdade à iniciativa do professor.
Rodovia Helder Cândida, 101
Jardim Ubirajara - Cuiabá (MT)