Dinâmicas e Metodologias
A aprendizagem inicia-se com o nascimento. A educação e o cuidado na primeira infância são elementos essenciais da Educação Infantil, pois a infância é a etapa estruturante da vida. O Colégio Plural é um espaço educativo, estimulante, seguro e afetivo, que conta com professores altamente qualificados para acompanhar a criança.
O método de alfabetização utilizado pelo colégio é denominado “Casinha Feliz”. Por meio desta metodologia, as crianças fazem suas descobertas e entendem as relações entre sons e símbolos. O resultado é imediato: desde o início da aprendizagem os alunos começam a ler pequenas palavras e frases. Teóricos e pesquisadores de diversos países, como os Estados Unidos, França e Canadá, afirmam estas constatações, recomendando esta forma de ensino como sendo, de todas as metodologias de aprendizagem no âmbito da Educação Infantil, a mais eficaz.
Nossos Projetos
Rodízio de leitura
Rodízio de Leitura é o nome dado a uma dinâmica do colégio, onde toda semana os alunos levam para casa um livro, leem e executam as respectivas atividades propostas.
Dia do brinquedo
Visando promover a interação entre os alunos, o colégio instituiu uma atividade semanal em que as crianças podem trazer um brinquedo de casa para a escola. É o Dia do Brinquedo!
Dia da fruta
O dia da fruta já faz parte da rotina escolar e foi inserida no horário das atividades de cada turma. Neste dia, as crianças devem trazer ao colégio frutas de sua preferência para que possam socializar entre o grupo.
Tarefas (Maternal II ao Pré)
As atividades para casa são complementos daquilo que se aprendeu em sala de aula. As tarefas são sempre para a aula seguinte.
Parques
O parque infantil proporciona muito mais do que diversão para as crianças, ele é uma verdadeira ferramenta para o desenvolvimento integral delas.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem é de extrema importância dentro do processo ensino-aprendizagem, tendo objetivo fornecer dados para que o professor possa analisar a eficácia do seu processo de ensino, da necessidade de rever, reorientar ou reforçar a aprendizagem em desenvolvimento.
Avaliar é, sobretudo, pautar as mudanças que precisam ser feitas.
Aspectos de observação com o auxílio da família na formação de novos hábitos:
- Pontualidade;
- Assiduidade;
- Uso do uniforme;
- Tarefas de casa;
- Atendimento às solicitações da escola;
- Acompanhamento da agenda escolar.
A nossa prática de avaliação é realizada dentro do processo construtivo e interativo, onde a aprendizagem deve ser considerada como um processo dinâmico, aberto e envolvente, colocando o aluno como sujeito ativo desse processo.