Faça um Tour!

#PLURALNOENEM – Confira 5 Dicas de Atualidade

Para a maioria dos estudantes, o ENEM e o vestibular são momentos estressantes. Afinal, é nessa hora que todo o período de preparação será colocado à prova nos exames. Em meio às diversas disciplinas, exercícios e revisões, muitos se perguntam sobre como, exatamente, se preparar.
O que estudar para o ENEM? É sabido que, além de todas as matérias regulamentares, os acontecimentos recentes que são pauta mundo afora também podem ser abordados na prova.  Por isso, é importante estar atualizado.
Então, nesse sentido, o que exatamente seu filho deve estudar?

O que é avaliado na redação do ENEM?
Antes de mais nada, vale lembrar que a redação costuma ser primordial para um bom desempenho final nos vestibulares e no ENEM, que é hoje a principal forma de acesso a muitas universidades do Brasil.
Nesse caso, por suas particularidades, é importante saber quais são as competências avaliadas na redação do ENEM. Já imaginou se seu filho estuda tudo direitinho, mas deixa passar justamente os critérios avaliados nessa prova que compõe boa parte da nota final? Saiba o que ele precisa fazer para tirar uma boa nota na redação do ENEM:
•    demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
•    compreender a proposta de redação e aplicar conhecimentos multidisciplinares para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais de um texto argumentativo, escrito em prosa;
•    selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
•    demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos requeridos para a construção dos argumentos;
•    elaborar uma proposta de intervenção para o tema abordado, sempre respeitando os direitos humanos.
O último ponto foi, inclusive, motivo de polêmica em 2017, quando o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) propôs no edital que candidatos que desrespeitassem os direitos humanos teriam a sua redação automaticamente zerada. A decisão foi parar na justiça e o Supremo Tribunal Federal (STF), o qual derrubou a normativa.
Entretanto, vale continuar atento a esse aspecto, já que essa postura pode tirar até 200 pontos do candidato.

Que atualidades estudar para o ENEM?
Mas não é só a redação que requer conhecimentos atualizados, viu? Cada vez mais, as provas de exames nacionais procuram abordar questões mundiais recentes, muitas vezes, fazendo conexões com as disciplinas regulamentares. Disciplinas como história e geografia abordam constantemente esses temas.
Mas, com a interdisciplinaridade cada vez mais presente nesse tipo de provas, atualidades podem cair em qualquer matéria, inclusive, nas de ciências exatas. Por isso é que seu filho não pode ficar parado no tempo! Selecionamos abaixo alguns temas atuais e polêmicos, com grandes chances de serem o próximo tema da redação do ENEM.
1. Crise política no Brasil: as reformas política, trabalhista e da previdência
2. Febre amarela: uma nova epidemia no Brasil
3. A tensão entre Coreia do Norte e Estados Unidos
4. Privacidade na internet e neutralidade da rede
5. Bitcoins: a moeda do futuro?

Fonte:novosalunos

ESTAMOS BEM AQUI

Rodovia Arquiteto Helder Cândia Nº 101 - Jardim Ubirajara, Cuiabá - MT