Proposta

A ação educativa, no Plural Centro Educacional apresenta como proposta pedagógica a premissa de que o conhecimento é construído nas discussões coletivas e que as relações de aprendizagem possibilitam a reversibilidade de papéis no ato de ensinar e aprender.

A escola insere-se, dialeticamente, na sociedade e, por isso, os/as alunos/as não estão num dado momento, sendo preparados/as para a vida e em outro vivendo. A aprendizagem precisa acontecer a partir de problemas reais. Assim, educar é mais que reproduzir conhecimento. É, sobretudo, responder aos desafios da sociedade na busca da transformação.

Metodologia

No Ensino Fundamental e Médio, o Colégio utiliza a metodologia do Sistema Didático ETAPA, o qual oferece, uma programação completa, com profundidade, atualização e abrangência. Com o Sistema os alunos podem fazer suas escolhas sem restrições. Os professores recebem orientação, apoio e um material que traz tudo o que os mais exigentes vestibulares solicitam.

A escola, ao tornar-se parceira do Sistema ETAPA, torna-se parceira de uma história de sucessos e de excelentes resultados nos vestibulares. Uma educação forte e bem estruturada é a base na formação de cidadãos preparados e com condições adequadas para enfrentar as exigências crescentes do mundo em que vivemos.

Avaliação

A avaliação está voltada tanto para o processo de ensino, como para o processo de construção do conhecimento, possibilitando o redimensionamento do planejamento e da prática pedagógica. Ela é feita de maneira contínua e acumulada ao longo de todo período letivo através de atividades como:

a)Prova, teste, arguição, trabalho em equipe, trabalho individual, análises e outros.
b) Observação constante do aluno, levando em consideração a atenção, o interesse, o senso de responsabilidade, a aplicação ao estudo, a pontualidade e assiduidade no cumprimento das tarefas escolares e participação dos trabalhos em classe.
c) Outros processos dinâmicos dando-se liberdade a iniciativa o professor.