DINÂMICAS E METODOLOGIAS

A aprendizagem inicia-se com o nascimento. A educação e o cuidado na primeira infância são elementos essenciais da Educação Infantil, pois a infância é a etapa estruturante da vida. É por isso que se buscou fazer do Colégio Plural um espaço educativo estimulante, seguro e afetivo. Contando com professores altamente qualificados para acompanhar a criança, nesse processo intenso e contínuo de descobertas e crescimento, busca-se propiciar a consolidação de uma base sólida que influenciará todo o seu desenvolvimento futuro. Nesta perspectiva, o Colégio Plural se atenta para o desenvolvimento de competências essenciais para toda a sua vida.
O método de alfabetização utilizado pelo Colégio é denominado “Casinha Feliz”.
Por meio desta metodologia, as crianças vão fazendo suas descobertas e entendendo as relações entre sons e símbolos. O resultado é imediato: desde o início da aprendizagem os alunos começam a ler pequenas palavras e frases, progressivamente. Teóricos e pesquisadores de diversos países como os Estados Unidos, França e Canadá afirmam estas constatações, recomendando esta forma de ensino como sendo – de todas as metodologias de aprendizagem no âmbito da Educação Infantil - a mais eficaz.

NOSSOS PROJETOS

Rodízio de leitura
Rodízio de Leitura é o nome dado a uma dinâmica do Colégio, onde toda semana os alunos levam para casa um livro do rodízio, leem em casa com calma e tranquilidade e executam as respectivas atividades.
Nunca esqueçam o livro em casa, pois pode fazer falta para o colega. Estimule a criança a ter cuidado com o livro: não a deixe amassar; rasgar ou rasurar.
É importante manter o hábito da leitura. Ler um livro é o mesmo que viajar sem limites.

Dia do brinquedo
Visando promover a interação entre os alunos de uma mesma classe, o colégio disponibiliza uma atividade semanal em que as crianças poderão levar um brinquedo doméstico ao recinto escolar. É o Dia do Brinquedo. Para realização da atividade são impostas um conjunto de regras:

• É permitido levar apenas um (1) brinquedo;
  • É necessário que o mesmo seja identificado com o nome completo do aluno e seja devidamente guardado em sacola;
  • Brinquedos eletrônicos são expressamente proibidos na escola. Caracterizam-se como brinquedos eletrônicos: tablets, mini games, laptops, celulares e etc;
  • São vetados brinquedos que incentivem a violência, tais como: espadas, armas e etc. A professora os recolherá e entregará na saída aos pais;
  • A escola incentiva brincadeiras que estimulam o convívio social, a relação de troca e respeito ao próximo. Portanto, brincadeiras, brinquedos e jogos impróprios ou que gerem desconforto serão proibidos, se necessário;
  • O dia do brinquedo consta no horário das atividades.

Dia da fruta
O dia da fruta já faz parte da rotina escolar e consta no horário das atividades de cada turma. Neste dia, as crianças devem trazer frutas de sua preferência para que possam socializar entre o grupo, melhorando assim o paladar em relação a estes alimentos.

TAREFAS DIÁRIAS: (Maternal II ao Pré)

As atividades para casa são complementos daquilo que se aprendeu em sala de aula.
Essas tarefas devem ser feitas diariamente (duas vezes por semana para as turmas do Maternal II e Jardim e Pré todos os dias), inclusive as fichas de leitura. As tarefas serão sempre para a aula seguinte.
Parque de areia - Uma vez por semana há a realização de atividades, visando promover a interação com o ambiente. É necessário que o aluno esteja com calçados que facilitem a manutenção da limpeza, lembrando que o uso de chinelo é proibido na escola.

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem é de extrema importância dentro do processo ensinoaprendizagem, tendo objetivo fornecer dados para que o professor possa analisar a eficácia do seu processo de ensino, da necessidade de rever, reorientar ou reforçar a aprendizagem em desenvolvimento.
Avaliar é, sobretudo, pautar as mudanças que precisam ser feitas.
Aspectos de observação com o auxílio da família na formação de novos hábitos:

• Pontualidade
  • Assiduidade
  • Uso do uniforme
  • Tarefas de casa
  • Atendimento às solicitações da escola
  • Acompanhamento da agenda escolar
  • Os alunos do 1ºano do Ensino Fundamental I serão avaliados através de uma Atividade Especial, que acontecerá bimestralmente, nos meses de Abril, Junho, Setembro e Novembro.

A nossa prática de avaliação é realizada dentro do processo construtivo e interativo, onde a aprendizagem deve ser considerada como um processo dinâmico, aberto e envolvente, colocando o aluno como sujeito ativo desse processo.